Como saber se um profissional é certificado?

Olá Pessoas,

Inauguro este blog com um post sobre um assunto menos tradicional, ausente nas “googladas” de sucesso, mas que tende a ser um tanto polêmico. Atualmente quase todas as áreas, em especial a de TI (Tecnologia da Informação), contam com um portfólio de certificações bastante amplo, exigente e diversificado. Em TI, por exemplo, os profissionais que desejam testar seus conhecimentos em linguagem de programação como Java e C#, podem se submeter aos rigorosos programas de certificação das empresas Oracle (proprietária da Sun) e Microsoft. Em Gerenciamento de Serviços de TI, existe a famosa ITIL® contando com vários níveis de certificação; do Foundation (básico) ao Expert e Master (avançado). Há também as requisitadas e reconhecidas certificações do PMI, que uma vez conquistadas, comprovam (tecnicamente) os conhecimentos em nível de Especialista em Gerenciamento de Projetos, como é o caso da PMP®.

Hoje em dia é muito comum observarmos em redes sociais como o LinkedIn, em assinaturas de e-mails e em currículos, nomes de profissionais acompanhados de uma enxurrada de siglas separadas por vírgulas, com o objetivo de divulgar as credenciais conquistadas no crescente, e algumas vezes criticado, mercado das certificações.

pmp_logoA prática de orientar a utilização de siglas em nomes e assinaturas, foi difundida e disseminada pelo PMI. A PMP®, por exemplo, é uma marca registrada (vide o érrezinho®) e, consequentemente, cabe ao proprietário do registro (PMI) conceder e regulamentar o seu uso. No site do PMI.org é possível fazer o download do PMP Handbook (leitura obrigatória para aqueles que pretendem submeter-se ao programa de certificação) e verificar as regras de utilização da marca registrada PMP®.

pmp

Trecho extraído do PMP Handbook

Lamentavelmente, de maneira anti-ética, muitos “profissionais” fazem uso de credenciais sem ter tido seus conhecimentos testados e aprovados num programa de certificação. Este fato, além de ser ilegal e imoral, prejudica demais a brilhante carreira dos profissionais de gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, desenvolvimento de softwares, qualidade de software e demais áreas, pois, é muito provável que um “profissional” que tenha este tipo de atitude, não seja um profisional comprometido com a profissão.

Uma medida bastante útil, que as instituições como o PMI, Axelos, APMG, Scrum Alliance e Scrum.org estão adotando, é a divulgação, em seus sites, dos nomes dos profissionais que obtiveram êxito em algum dos seus programas de certificação. O PMI, por exemplo, tem o PMI Online Credential Registry que informando apenas o sobrenome de um profissional, é possível verificar quais certificações do instituto ele possui, se está ativa ou inativa e desde quando ele é certificado.

Screenshot 2015-06-04 18.33.17Felizmente a grande maioria dos RHs das empresas já possuem conhecimento sobre estes serviços prestados pelos institutos, e sempre checam a situação da(s) certificação(ões) dos candidatos que estão concorrendo às oportunidades de emprego.

É importante ressaltar e alertar que não se deve fazer uso indevido de credenciais não conquistadas. Para aqueles que desejam se tornar um profissional certificado pelo PMI, por exemplo, atentem-se para o fato de o instituto possuir um rígido código de ética, o qual todo candidato terá de conhecer muito bem para ter sucesso no exame e para manter sua certificação em caso de aprovação.

Sinceramente acredito ser bastante temerário correr o risco de ser denunciado, por fazer uso indevido de credenciais registradas, e perder, por falta de profissionalismo, os direitos de realizar o exame e se tornar um profissional certificado.

Não vale a Pena! – Há apenas um caminho: o estudo. Busquem aprimorar seus conhecimentos técnicos. Dediquem-se e gozem, honradamente, dos méritos e benefícios que uma certificação poderá lhe oferecer.

Abaixo estão alguns links para verificar a situação dos profissionais certificados em diferentes áreas e instituições:

PMI (CAPM®, PMP®…) → PMI Online Credential Registry

Axelos (ITIL®…) → Successful Candidates Register

APMG (PRINCE®, COBIT®…) → Successful Candidate Register List

Scrum Alliance (CSM, CSPO…) → Member Directory

Scrum.org (PSM…) → Professional Scrum Master I Certifications Lists

Saudações. Ψ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: