Scrum Alliance ou Scrum.org?

Olá pessoas,

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer o WordPress, por ceder este espaço para que a gente possa, em alto nível, discutir a gestão de projetos no Brasil… (protocolos e blá blá blás cumpridos, vamos ao que interessa)

Que atirem a primeira pedra, quem nunca passou os três últimos meses de um ano, planejando fazer no próximo (MBA, inglês, cursos e etc), o que não fizeram no decorrer daquele moribundo ano… pois é, comigo não é e não foi diferente. No final de 2013, decidi que faria, no ano seguinte, cursos de aprimoramento e buscaria algumas certificações que julgava importantes e necessárias para minha carreira.

Foi aí então que decidi me certificar em Scrum. Como minha carreira estava direcionada para gestão de projetos (ágil e tradicional), busquei me especializar em papéis que estivessem aderentes aos meus objetivos profissionais. Assim sendo priorizei, inicialmente, a certificação de Scrum Master.

Após ter definido o que estudar e em qual papel me certificar… surgiu o seguinte dilema:

Qual organização escolher: Scrum Alliance ou Scrum.org?

Por ter enfrentado tal dilema e por ter pesquisado sobre as duas principais organizações que representam o Scrum no mundo — Scrum Alliance e Scrum.org — e ainda por possuir, atualmente, certificações emitidas pelas duas organizações; apresentarei a seguir algumas características e meu veredicto sobre elas, que com certeza ajudarão você a decidir qual organização escolher (caso também esteja enfrentando tal dilema, claro).

Scrum Alliance

  • Fundação: 2001
  • Fundada pelos criadores do Scrum: Jeff Sutherland e Ken Schwaber
  • Possui aproximadamente 330 mil certificados em todo o mundo¹ (no Brasil são cerca de 2000 profissionais certificados)
  • Certificações oferecidas pelo organização:
    1. Scrum Master (CSM)
    2. Product Owner (CSPO)
    3. Developer (CSD)
    4. Scrum Professional (CSP )
    5. Coach (CSC )
    6. Enterprise Coach (CEC)
    7. Trainer (CST)
    8. Agile Leadership (CAL)
  • Necessário fazer um treinamento de 16 horas ministrado por um Certified Scrum Trainer para se submeter aos exames de certificação CSM e CSD
  • Nível de dificuldade dos principais exames (CSM e CSD): Fácil
  • Para obter a certificação CSPO basta frequentar um treinamento ministrado por um CST (não há exame para esta certificação)
  • Principais exames disponíveis no idioma português-BR
  • Certificações com validade de 2 anos (Taxa mínima de renovação: $100 dólares)
  • Preço médio dos exames: Como é obrigatório passar por treinamento, o preço médio dos treinamentos, já com o exame incluso, está em torno de $2.300,00 reais
  • Formato do exame: Múltipla Escolha, com 4 alternativas por questão, sendo apenas uma correta
  • Quantidade de questões: 35
  • Duração do exame: 60 minutos
  • Score mínimo para passar: 26 questões corretas
  • Local do exame: Online

Scrum.org

  • Fundação: 2009
  • Fundada por Ken Schwaber
  • Possui aproximadamente 45 mil certificados em todo o mundo
  • Certificações oferecidas pela organização:
    1. Scrum Master (PSM I, PSM II, PSMIII)
    2. Product Owner (PSPO I, PSPO II)
    3. Developer (PSD I)
    4. Trainer (PST)
    5. Scaled Professional Scrum (SPS)
    6. Professional Agile Leadership (PAL I)
    7. Professional Scrum with Kanban (PSK I)
    8. Professional Scrum Practitioner (PSP) [Certificação descontinuada, ler mais sobre aqui]
  • Não é necessário fazer nenhum treinamento oficial para se submeter aos exames
  • Nível de dificuldade dos principais exames (PSD I, PSM I, PSPO I): Médio
  • Exames disponíveis apenas no idioma inglês
  • Certificações emitidas pela organização não expiram, ou seja, não tem validade e não precisam de renovação
  • Preço aproximado dos exames: $200 dólares
  • Formato de exame: Múltipla Escolha, tendo várias questões com 7 ou 8 alternativas, podendo ser todas corretas ou apenas algumas delas (o enunciado da questão dirá quantas alternativas deverão ser selecionadas) e questões de verdadeiro ou falso
  • Quantidade de questões: 80
  • Duração do exame: 60 minutos (45 segundos por questão)
  • Score mínimo para passar: 85% (68 questões de 80)
  • Local do exame: Online

Veredicto:

(Agora eu me senti o Juiz Sérgio Moro — chefe da tal operação lava jato — olhando para as duas organizações sentadas no banco dos réus, aguardando ansiosas pela minha rigorosa e contundente sentença)

Indico a Scrum Alliance:

Para aqueles que têm pouco conhecimento sobre o framework Scrum e não conhecem muito bem como funcionam suas regras, papéis, eventos e artefatos. Os treinamentos obrigatórios são, na maioria das vezes, recheados de dinâmicas e práticas que darão, com certeza, uma boa visão sobre como utilizar o Scrum em sua empresa e/ou em seus projetos. Além, é claro, de garantir, com 99% de chance, a aprovação nos seus exames de certificação (este percentual poderá ser menor – talvez de 98% – caso você apresente dificuldades em fazer a tabuada do 2). Não podendo se esquecer que a cada dois anos você deverá se logar no site da Scrum Alliance e renovar sua certificação, pagando, para tanto, uma “pequena” taxa de $100 dólares para CSM, CSPO e CSD e de $250 dólares para CSP. Por isso, separe, sempre que possível, uns 5 ou 10 reais da merenda para ajudar com este custo.

Cursos indicados: Massimus C&T* e Knowledge 21*

(*) Empresas que são REP – Registered Education Provider.

Indico a Scrum.org:

Se você já tem uma boa base do Scrum, já aplicou alguns conceitos na prática e tem um domínio razoável do inglês, pois o exame e os livros indicados para o auto estudo estão no idioma inglês. Os exames da Scrum.org são mais exigentes e mais complexos que os oferecidos pela Scrum Alliance e na minha opinião tem uma grande vantagem; não precisam ser renovados… além disso, muito embora o custo seja em dólar (o câmbio hoje em dia não está nada favorável), é muito mais em conta que os exames da sua coirmã Scrum Alliance.

Dica amizade: Para aqueles que forem fazer os exames da Scrum.org, sugiro que pratiquem um “simulado” disponível no site da organização conhecido com Scrum Open. Este “simulado” é semelhante ao exame real, além de oferecer de lambuja algumas questões que certamente você encontrará no exame de certificação.

Bom (acho que) isso é tudo pessoas… 😉

Saudações. Ψ


(¹) Recebi um feedback de um dos trainers (CST) da Scrum Alliance, referente ao total de membros da organização no mundo e o total de certificados no Brasil. Segundo este trainer, a Scrum Alliance já possui mais de 400.000 membros e cerca de 10.000 profissionais certificados só aqui no Brasil.

Esclareço, porém, que os números referentes à organização que constam no post, foram por mim levantados, utilizando o member directory do site da Scrum Alliance. Em pesquisa, utilizando como parâmetro o Location: Brazil e marcando todas as certificações, retornou-se (em 31/10/2015) um total de 2195 registros.

35 Comments on “Scrum Alliance ou Scrum.org?”

  1. Oi, Pedro,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog.. Cai aqui por acaso e estou achando ótimos todos os conteúdos… super informativos e diretos.
    Sem mais delongas, queria saber de você quais materiais você usou na preparação para a prova da certificação PSPO e por quanto tempo mais ou menos teve que se preparar para a prova. Aliás, se você pudesse fazer um post só desse assunto seria ótimo também!

    Forte abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Orlando,

    Muito obrigado pelos comentários. Comentários como os seus só nos motivam, cada vez mais, a produzir conteúdos de qualidade. Com relação ao exame PSPO I, saiba que é um exame de complexidade intermediária. Para estudo, indico um livro muito bom do Roman Pichler – Gestão de Produtos com Scrum (é necessário também conhecer o Scrum Guide). Com certeza o livro do Pichler o ajudará bastante nos seus estudos, pois ele trata de questões como o cone da incerteza e demais assuntos que certamente você verá no exame. O tempo de preparo vai depender do conhecimento que você tem sobre o papel (PO). A TI.exames está com um treinamento on line preparatório para PSPO I que está iniciando hoje. Conheço os treinamentos da TI.exames e eles são muito bons, posso, se houver interesse, tentar conseguir um desconto para você com os organizadores do treinamento.

    Farei em breve um post sobre esta certificação.

    Forte abraço, e mais uma vez muito obrigado!

    Curtir

  3. Oi, Pedro,

    Que informação ótima essa do treinamento da TI Exames! Fiz o treinamento ITIL com eles e gostei bastante. Me interesso bastante por esse desconto no curso, sim, caso não seja pedir demais, claro 🙂
    Tenho conhecimento teórico do Scrum Guide e estou começando a me preparar para a PSM I. Vou buscar o livro recomendado e me dedicar mais ao assunto, porque vi que ser PO me interessa bem mais que SM….

    Muito obrigado pela tua atenção e continue postando sempre! Estou te acompanhando via RSS e no Linkedin também.

    Forte abraço!

    Curtir

  4. Legal Orlando… se possível me encaminhe seu contato para o meu email pessoal (ppro@outlook.com), que eu coloco você em contato direto com os organizadores do treinamento. Já solicitei um desconto pra você. Estou no aguardo da resposta deles.

    Tenha certeza que bons POs fazem toda a diferença em projetos que utilizam Scrum.

    Forte Abraço e obrigado por me seguir!

    Curtir

  5. Primeiramente parabéns pelo artigo. Também estou com o mesmo dilema mas estou com uma quedinha para o Scrum.org por estar estudando muito Scrum no MBA e no livro do Fábio Cruz. Acredito que o curso preparatório será um “mais do mesmo” pra mim e sem contar o custo de renovação.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Pingback: Entenda a reestruturação na família de certificação Professional Scrum Master (PSM) da Scrum.org | Café com o Scrum Master

  7. Olá Pedro, tudo bem?
    Obrigada pelas informações. Gostaria da sua ajuda, trabalho faz 16 anos no mercado financeiro, gerente de produtos e operações estruturadas, e hoje gostaria de entrar em fintech, só que todos questionam a respeito de Certificado de PO. Não tenho conhecimento de Scrum e estou buscando cursos. No entanto fica pesado pagar por dois curso de Scrum e CSPO, assim estou estudando on line a framework Scrum. Queria saber de você, entendendo o meu cenário o que você indica? vi o CSPO na Massimus e achei interessante. Obrigada pela ajuda.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Ana, tudo bem e você?

      Obrigado por visitar o blog. Não sei se posso dizer felizmente ou infelizmente, mas o fato é que hoje em dia, certificações são necessárias, pois têm um peso bastante positivo na vida profissional de qualquer pessoa, seja ela iniciante ou expert… analisando seu contexto, o bom seria passar por um treinamento, pois você teria uma boa base do framework, além de trocar experiências com pessoas que já praticam ou que estejam no mesmo estágio que você… e você tbem poderá abusar bastante da inteligência do instrutor. 😉

      Caso opte por fazer o treinamento com a gente, na Massimus, posso tentar um desconto especial pra você na próxima turma.

      Agora caso não esteja no seu plano investir num treinamento, você pode continuar com o seu auto estudo e tentar a certificação PSPO da Scrum.org (200 dólares e nada mais). 😀

      Bom acho que é isso, se precisar de ajuda não hesite em me escrever. Espero ter ajudado.

      Abraços e sucesso!

      Curtir

  8. Olá, tudo bem?
    Estou interessado em fazer a certificação Scrum.org, mas estou com dificuldade de encontrar materiais e treinamentos preparatórios para certificação, teria alguma indicação?
    Obrigado

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá Pedro, tudo bom?
    Achei meio que por acaso o seu blog, ao pesquisar sobre “Scrum Alliance x Scum Org”, pois já possuo a certificação CSM da Scrum Alliance e estou verificando a possibilidade de fazer a PSM-I da Scrum Org.
    Só para te passar um pouco do meu perfil, como disse antes já sou certificado CSM e atuo como Scrum Master em projetos globais de TI já faz uns 2 anos. Como vi que a Scrum Org só cobra pela realização da prova e não exige que se faça um treinamento prévio, acabei me interessando por ela. Porém, gostaria de saber o que tu achas? Como já possuo a CSM e já estou atuando como Scrum Master, o quanto ter mais essa certificação agrearia ao meu currículo?
    Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

    • Fala João, tô bem e você?

      Seguinte cara… acredito que uma certificação a mais no currículo sempre ajuda, pois sinaliza que você tá em constante evolução, estudo e gosta do assunto. A PSM, por ser um pouco mais difícil do que a CSM (tanto no conteúdo, quanto no formato da prova) fará com que você veja o framework sobre outras perspectivas… ou seja, fará com que você aprofunde um pouco mais as reflexões sobre o Scrum. No mais, para efeito de agregar valor ao currículo, vejo que algumas oportunidades pedem especificamente a PSM I ou II. (este é mais um ganho em obte-la).

      Qualquer coisa é só falar… abraços!

      Curtir

  10. Oi Pedro, conheci agora e estou achando muito interessante seu blog.
    Sobre as certificações, vi que você fala bastante da scrum.org e scrum alliance. Procurei no blog e não vi nenhum comentário sobre as certificações da Scrumstudy. Atualmente estou estudando pelo livro SBok deles. Você conhece essa empresa? O que tem a me dizer? Ignoro a certificação deles e busco a da scrum.org e scrum alliance?

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi João, obrigado pelo feedback. Cara seguinte, não falo no blog das certificações da ScrumSTUDY, por dois motivos: 1) pq não tenho nenhuma, aliás tenho aquela gratuita (SFC) e 2) sinceramente não vejo muito valor nelas. Evidente que estudar para qualquer certificação sempre agrega, mas já q está buscando por certificações de Scrum, sugiro que busque pelas da Scrum.org e pelas da Scrum Alliance… priorizando a primeira pela relação custo x benefício, citada no post.

      Lembrando que a Scrum.org e a Scrum Alliance foram fundadas pelos criadores do Scrum… e se não estou enganado a ScrumSTUDY foi fundada por um grupo de indianos que em absoluto não foram os precursores do Ágil. Caíram de paraquedas neste mercado. rsrs

      Espero ter ajudado e se precisar de algo estou por aqui!

      Abraço e boa sorte!

      Curtir

  11. Olá Pedro.
    Gostei muito do seu artigo e pelas pesquisas interessantes que vem fazendo junto a comunidade. Sou um pesquisador da UNB e venho, também, desenvolvendo uma pesquisa sobre Metodologias Ágeis no Brasil. Seria muito importante para mim se pudesse responder o questionário do link abaixo (tanto você quanto seus seguidores), o que contribuiria para esclarecer bastante algumas questões da Engenharia de Software na atualidade. Parabéns pelo blog.
    https://goo.gl/forms/idqQZIjhmDAu1xZJ2

    Curtido por 1 pessoa

  12. Bom dia Pedro, como vai?
    Uma dúvida lendo este artigo, o que acha da International Scrum Institute, pelo que vi, é mais em conta ($$$) e parece bem parecido com a prova da Scrum Alliance.
    Como você tem maior bagagem e vivência, gostaria de saber sua opinião sobre a International.
    Agradeço a atenção e sua pagina ja esta em meus favoritos! Fácil de ler e uma visão de quem vive esse universo diariamente!
    Um abraço e até mais!

    Curtido por 1 pessoa

    • Fala Marco blza e você?

      Sinceramente não conheço a International Scrum Institute… não sei se é uma boa opção. Sempre que me perguntam sobre qual organização escolher, na hora de buscar por uma certificação, indico a Scrum.org ou a Scrum Alliance. Estas duas organizações têm mais tradição pois foram fundadas pelos criadores do Scrum. Além disso, se você observar, o mercado quase sempre solicita profissionais certificados por estas duas organizações na hora do processo seletivo/contratação.

      Obrigado pelo feedback e continue visitando a página… sempre q posso posto algum conteúdo.

      Abraço e sucesso!

      Curtir

  13. Bom dia Pedro, como vai?
    Uma dúvida, lendo este artigo sobre qual certificação, o que acha da International Scrum Institute, pelo que vi, é mais em conta ($$$) e parece bem parecido com a prova da Scrum Alliance.
    Como você tem maior bagagem e vivência, gostaria de saber sua opinião sobre a International.
    Agradeço a atenção e sua pagina já esta em meus favoritos! Fácil de ler e com uma visão de quem vive esse universo diariamente!
    Um abraço e até mais!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Olá Pedro, tudo bem?
    Atualmente trabalho como Scrum Master e estou em busca de uma certificação, mas não domino o inglês. Estou estudando bastante em busca da certificação pela Scrum.org.
    Como a prova está somente disponível em inglês, gostaria de sua opinião se com o tradutor do navegador é possível fazer a prova?
    Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Mariana tudo bem e você?

      Fico feliz que esteja buscando as certificações da Scrum.org, sempre que posso as indico aos que me pedem uma opinião sobre certificações de Scrum. Não aconselho utilizar qualquer tipo de tradutor, pois a tradução não é fiel, você pode responder alguma questão errado pela tradução indevida de algum termo técnico e além disso, como o tempo para fazer o exame é relativamente escasso, pode ser que você não consiga responder todas as questões.

      Espero ter ajudado e qualquer coisa estou por aqui!

      Boa sorte e abraços

      Curtir

  15. Olá Pedro, tudo bem ?
    Tem algum curso presencial para a certificação do scrum.org que você recomende ?
    Estou em dúvida ainda sobre o scrumalliance e o scrum.org. Pode ser impressão, mas me parece que o scrumalliance está mais difundido em termos de certificações e tem mais conteúdo de cursos.
    Além disso eu li o livro do Jeff Sutherland e gostei muito da abordagem dele.
    O que vc pode dizer a respeito ?

    Obrigado e um abraço,

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Alexandre,

      Obrigado por visitar o blog. A AdaptIdeas, empresa da qual faço parte, se tornou a primeira empresa brasileira parceira da Scrum.org. Com isso passaremos a fornecer os treinamentos oficiais da Scrum.org PSM I e PSPO I. Estamos inclusive formando uma turma PSM I agora para o dia 30 de Outubro.

      Se houver interesse, posso incluir teu nome na lista ou você pode se registrar no link abaixo:
      https://www.scrum.org/courses/professional-scrum-master-sao-paulo-sp-2017-10-30-12684

      Atualmente eu possuo as certificações das duas organizações. Mas sinceramente prefiro as certificações da Scrum.org, pois elas são melhor elaboradas, o que comprova que você realmente conhece o framework e elas não precisam de renovação. (pagar 100 dólares a cada 2 anos para a Scrum Alliance não é fácil rss)

      Conheço várias pessoas que fizeram o treinamento CSM da Scrum Alliance, tiraram a certificação e quando foram tentar a PSM I não obtiveram sucesso.

      Com relação a Scrum Alliance estar mais difundida, isto se dá pq ela tem mais tempo no mercado (começou a certificar em 2001 enquanto a Scrum.org começou em 2009) e, como ela exige renovações e treinamentos para manter e obter as suas certificações… ela consegue trabalhar melhor a marketing.

      Mas a Scrum.org tem crescido bastante… veja alguns números neste link:
      https://www.scrum.org/professional-scrum-certifications/count

      AdaptIdeas partner da Scrum.org:
      https://www.scrum.org/adaptideas

      Ah e só mais um detalhe… já está incluso no treinamento a certificação PSM I com direito a um retake caso você não obtenha êxito na primeira tentativa.

      Bom acho que é isso! Se tiver qualquer dúvida adicional é só me escrever!

      Abraço

      Curtir

  16. Bom dia, Pedro.

    Muito obrigado pelas respostas, foram realmente muito esclarecedoras.
    Entrei no link que você passou mas não encontrei maiores detalhes sobre o curso, como tempo de duração, valores e conteúdo programático.
    Onde posso conseguir isso ?

    Em tempo: Muito bom o seu texto, esqueci de dizer isso antes.

    Abraço,

    Curtido por 1 pessoa

  17. Pedro,

    Procurando maiores informações sobre o SCRUM, acabei chegando no seu blog.

    Muito obrigado pelas explicações, só me fez querer entender ainda mais do assunto e quem sabe um dia, tentar alguma certificação.

    Bem, sou Contador e depois de ler o livro “Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, de Jeff Sutherland, fiquei bastante interessado em aprofundar no tema e quem sabe, trazer o Scrum para dentro do escritório de contabilidade.

    Você pode nos indicar algum curso para Iniciantes em Product Owner ou Scrum Master??

    Muito obrigado!!

    Curtir

  18. Olá Pedro, tudo bem?

    Estava fazendo algumas pesquisas a respeito de certificações SCRUM e acabei encontrando seu blog. Trabalho na área de TI, mais especificamente com ERP, tenho muito interesse em me certificar como PSM I pela scrum.org. Vi que você ministra o curso presencialmente. Existe alguma data para realização do treinamento aos finais de semana ou o treinamento é ministrado somente durante a semana?

    Parabéns pelo conteúdo. O blog me tirou muitas duvidas a respeito das certificações e quais caminhos seguir.

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário