7 Dimensões do Produto: uma forma eficiente de escrever User Stories

Olá Pessoas,

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer o WordPress, por ceder este espaço para que a gente possa, em alto nível, discutir a gestão de projetos (e demais assuntos) no Brasil… (protocolos e blá blá blás cumpridos, vamos ao que interessa)

Recentemente tive o privilégio de receber da consultoria a qual trabalho, mais uma empolgante e desafiadora missão: gerenciar — com Scrum (e demais métodos ágeis) —um “novo” projeto de TI de alta complexidade em uma grande multinacional norte-americana (um de nossos clientes).

O projeto já havia passado do feasibility (análise de viabilidade) quando começamos, uma Product Owner e eu, a tomar conhecimento do escopo macro do projeto. Já na fase de iniciação, entrevistamos algumas pessoas da área de negócio, para entendimento e possível extração de alguns épicos e requisitos que serviriam para criação do Product Backlog, norteando, inclusive, o planejamento da primeira release.

Para se ter dimensão da complexidade da “brincadeira”, o escopo deste projeto contempla desde a criação de novas aplicações para interfacear a comunicação e troca de arquivos entre duas empresas, até a restruturação de sistemas legados e mainframes… além do redesenho de vários processos incluindo uma robusta ferramenta de BPM. Para atender as demandas de negócio, criamos 6 Product Backlogs diferentes, sendo 6 áreas da empresa impactadas diretamente pelo projeto. Está previsto ainda a formação de 3 Times de Desenvolvimento trabalhando nesses PBs ao longo de todo o projeto. Frise-se que a elevada complexidade fez com que este projeto, num passado não muito distante — utilizando-se de uma abordagem “tradicional” (waterfall) — fosse cancelado após 6 meses de execução por estouro de budget. Este fatídico episódio, por si só, faz com que a carga de expectativas colocada sobre a costas do time atual do projeto e o desafio, aumentem ainda mais. Por outro lado, porém, temos a nosso favor importantes e valiosas lições aprendidas. :mrgreen:

Dada a já exposta complexidade do projeto, o tamanho do escopo e a quantidade de pessoas que de certa forma seriam necessárias para iniciar a escrita de user stories, decidimos que seria mais produtivo — ao invés de workshops de escrita de user stories — utilizarmos uma técnica mais estruturada para este fim; conhecida como 7 Dimensões do Produto.

Conheci as 7 Dimensões do Produto em uma apresentação organizada pelo Jeff Sutherland, sendo ele mesmo quem apresentara o funcionamento da técnica. Posteriormente pude comprovar sua eficiência, ao aplicá-la na criação de um Product Backlog inicial de um projeto de desenvolvimento de um aplicativo móvel que participei.

A Técnica

Basicamente esta técnica tem como objetivo, facilitar o levantamento de informações fundamentais para a criação de um produto, analisando-o sob 7 dimensões (aspectos) diferentes, a saber:

  1. Atores
  2. Interfaces
  3. Ações 
  4. Dados
  5. Regra de Negócio
  6. Ambiente 
  7. Qualidade

A seguir, vamos entender o que quer dizer cada uma dessas dimensões:

Nota: Utilizarei como exemplo, a construção de um aplicativo móvel para ler um jornal digital. 

Atores

Atores (personas) são todos os usuários que de alguma forma interagem com o produto. Exemplo:

  • Leitores de jornal digital para tablets. 

Nota: Dependendo da sua necessidade, um usuário pode ser um sistema que interaja com a tua aplicação.

Interfaces

Interfaces são todas as telas, fluxos ou aplicações que precisam ser construídas para atender a uma necessidade de negócio. Exemplo:

  • Interface contendo uma biblioteca atualizada com as edições de um jornal digital.
  • Interface para comprar uma assinatura de um jornal digital 

Ações

Ações (verbos) são tudo o que os usuários desejam fazer ao interagir com a aplicação. Exemplo:

  • Comprar uma edição do jornal digital
  • Comprar assinatura mensal do jornal digital

Note que neste momento, já podemos dar forma a algumas user stories ou épicos… por exemplo:

Picture6

Dados

Dados são qualquer input, arquivos, dados da base e etc… que são fundamentais para o funcionamento da aplicação. Exemplo:

  • Jornal digital (PDF, HTML)
  • Banner informativo
  • Dados de pagamento (cartão de crédito)

Regra de Negócio

Regras de negócio servem para suportar as necessidades de negócio… elas devem ser implementadas na aplicação. Exemplo:

  • As edições avulsas só poderão ser compradas via cartão de crédito 
  • Os assinantes do jornal digital, só poderão ter acesso às edições posteriores à data da adesão.
  • Os assinantes que completarem 1 ano de assinatura, ganharão 1 mês de isenção da mensalidade.

Ambiente

Ambiente é (ou são) todas as plataformas, ou sistemas que serão utilizados para suportar a aplicação. Exemplo:

  • Aplicação WEB com suporte para flash
  • Android 
  • iOS

Qualidade

Qualidade é (ou são) todos os requisitos que precisam ser contemplados em uma aplicação, para atender as necessidades dos usuários. Exemplo:

  • A leitura do jornal poderá ser feita offline. 
  • O leitor poderá escrever anotações nas matérias. 
  • O leitor poderá incluir uma matéria, ou edição nos seus favoritos. 
  • O zoom será de 4x o tamanho original
  • O tempo máximo de download de uma edição é de 5 segundos.

Com estas 7 dimensões mapeadas já podemos, por exemplo, extrair requisitos funcionais e não funcionais:

Picture2

Com as informações levantadas em cada dimensão, clientes, negócio e TI poderão escrever poderosas user stories, além de definir importantes critérios de aceitação:

Picture5

Enfim esta é uma técnica que facilita, e muito, a vida de um Product Owner que deseja gerenciar o seu Product Backlog e se comunicar de forma produtiva com os clientes e com o Time de Desenvolvimento… recomendo fortemente o seu uso pois, todas as vezes que a utilizei, tive como saída, excelentes user stories e feedbacks bastante positivos dos envolvidos. 🙂

Espero ter ajudado…

Saudações. Ψ

20160303_202455662_iOS

Foto com a técnica implementada no projeto que mencionei no post… 🙂

Referências:

Scruminc.: Writing Better User Stories

Blog ebg: Requirements to the Rescue: How the 7 Product Dimensions Saved our eBooks

5 Comments on “7 Dimensões do Produto: uma forma eficiente de escrever User Stories”

  1. Heya im for the first time here. I discovered this board and I to uncover It truly helpful &amp it helped me out a whole lot. I hope to supply something back and aid other people such as you helped me. geekeggggkde

    Curtir

  2. Oi Pedro, conheci o seu blog hoje e gostei muito desse post!

    Esta técnica é uma simplificação do que o processo unificado já propõe para o desenvolvimento de software (Atores e Ações -> Casos de Uso, Regras de Negócio -> Detalhamento de Casos de Uso, Interface -> Prototipação, etc). O que me deixou animado foi o fato de que ela pode ser mantida e comunicada por pessoas com baixo conhecimento técnico.

    Seria legal se você colocasse links para as fontes utilizadas para criar o artigo, como por exemplo a apresentação do Jeff Sutherland que você comentou.

    Obs: Fiquei na dúvida se “O leitor poderá escrever anotações nas matérias” não seria uma Ação, ao invés de um item de Qualidade.

    Abraços,

    Vinicius

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Vinicius,

      Exatamente… a ideia desta técnica é ir direto ao que interessa, e através de um canvas, negócio e TI criarem uma concepção de produto discutindo e analisando-o sob 7 perspectivas (dimensões) diferentes…

      Quanto a sua dúvida… sim, “escrever anotações nas matérias” pode ser uma Ação… mas pode ser tbem uma Regra de Negócio… como pode ser ainda um item de Qualidade. Quando mapeei este item como sendo um item de qualidade, quis me referir a: o app deverá ter interatividade com o usuário…

      Espero que eu tenha esclarecido sua dúvida, caso contrário… não hesite em me escrever.

      Muito obrigado por visitar meu blog e pelo seu feedback…

      Seguem os links que utilizei para criar o post:

      http://goo.gl/l4xV87

      https://www.ebgconsulting.com/blog/requirements-to-the-rescue/

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário