Por que você deveria optar pela Scrum.org?

Olá Pessoas,

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer o WordPress, por ceder este espaço para que a gente possa, em alto nível, discutir a gestão de projetos no Brasil… (protocolos e blá blá blás cumpridos, vamos ao que interessa)

Recentemente a AdaptIdeas Coaching & Training — empresa da qual sou um dos líderes — se tornou a primeira empresa brasileira parter da Scrum.org (Professional Training Network – Member). Com isso nos credenciamos para oferecer, além dos treinamentos in company, os treinamentos oficiais da Scrum.org e, por consequência, apresentar ao mercado mais uma alternativa aos treinamentos existentes.

O que motivou a nos tornar Partner da Scrum.org?

A AdaptIdeas é uma empresa que tem como foco principal a transformação ágil-organizacional de empresas de pequeno, médio e grande porte, contando com um portfólio de serviços que vai desde a realização de workshops e treinamentos in company, até a implantação de métodos ágeis como Scrum e XP e Lean Kanban… desta maneira, estimulamos nossos clientes a experimentarem o “do agile” e a partir daí sedimentamos o terreno para que eles se sintam motivados e preparados para iniciar sua jornada rumo ao “be agile”.

Para que tudo isso aconteça, porém, contamos com o auxílio especial do experiente Time de Agile Coaches da AdaptIdeas e com a valorosa ajuda de profissionais que, comumente, buscamos no mercado por intermédio de indicações e processos seletivos. E aqui, preciso abrir um pequeno parênteses para compartilhar um fato que tem nos chamado bastante a atenção nos últimos tempos. Nos bate-papos que promovemos com os candidatos que se submetem aos nossos processos de seleção, temos notado um melhor preparo por parte daqueles candidatos que carregam consigo alguma certificação da Scrum.org. Como se faz necessário um estudo mais aprofundado e mais criterioso para se obter êxito no exame, acredito que o resultado deste esforço, tem se traduzido num profissional melhor preparado.

Esclareço, contudo, que não tenho, absolutamente, nada contra as demais certificações, mas no contexto do post, julguei necessário evidenciar esta constatação de utilidade pública, baseando-se na nossa experiência. 🙂

Tal constatação nos levou, inclusive, a referenciar as certificações da Scrum.org como um diferencial em nossos processos de seleção.

Entretanto, como a procura por profissionais certificados PSM I e II (imagem abaixo) vem aumentando significativamente e a quantidade de profissionais certificados no Brasil ainda é relativamente baixa — entendemos que este baixo número de certificados seja ocasionado pela ausência de treinamentos — decidimos, após muitas reuniões internas, algumas negociações com o VP de Business Development da Scrum.org e com os Trainers que ministrarão os treinamentos pela AdaptIdeas, submetermos ao processo para nos tornar partner da Scrum.org.

Screen Shot 2017-10-31 at 00.41.04

Deste modo, estando a AdaptIdeas credenciada a realizar no Brasil, um treinamento de qualidade como os treinamentos da Scrum.org — ministrados obrigatoriamente por um Professional Scrum Trainer (PST) — acreditamos contribuir, substancialmente, com a melhora na qualidade dos Scrum Masters e dos Agile Coaches disponíveis no mercado e com isso todos saem ganhando. Nós da AdaptIdeas (e os nossos clientes), os profissionais que desejam entrar, ou que já estão nesta área… e o mercado.

Como é o processo para se tornar um Professional Scrum Trainer (PST) da Scrum.org?

Se tornar um Professional Scrum Trainer (PST) da Scrum.org, não é uma tarefa nada fácil. É necessário, além de muita experiência comprovada (cerca de 5 anos) praticando e ensinando o Scrum, passar pelos rigorosos steps abaixo:

  1. Atingir 95% de acerto na PSM I (quem já fez esta certificação sabe que não é tão simples conseguir isso)
  2. Obter êxito na certificação PSM II (isto então nem se fala)
  3. Participar do TTT (Train-The-Trainer) de 3 dias (treinamento de 3 dias no qual só podem participar os candidatos que forem aprovados no processo… sendo necessário também obter aprovação no término do treinamento para avançar no processo)
  4. Atingir 95% de acerto na PSM III (não é muito difícil encontrar relatos na comunidade dizendo que a PSM III chega a ser quase impossível de passar. Ela apresenta aos candidatos questões de alternativas e dissertativas e, segundo consta, as dissertativas são corrigidas pelo próprio Ken Schwaber — O pai da criança) 🙂
  5. Passar por entrevista com membros da Scrum.org (após ser aprovado no TTT e obter 95% de acerto na PSM III, todos os candidatos ao PST devem participar de uma entrevista de cerca de 1 hora com membros da Scrum.org e obter aprovação)

Superadas todas esta fases, você se tornará um PST e estará apto para ministrar o treinamento relacionado ao seu processo de submissão. E para manter sua certificação é necessário, para cada ano de licença, participar de um evento exclusivo denominado F2F Global, o qual ocorre nos EUA e em alguns países da Europa.

Por que eu deveria optar pelos treinamentos da Scrum.org?

  1. Porque tanto os treinamentos quanto os materiais da Scrum.org são mantidos e, sistematicamente, revisados pelo co-criado do Scrum e Presidente da Scrum.org Ken Schwaber, pelos cerca de 190 Trainers espalhados pelo mundo e pela comunidade que contribui com a melhoria contínua do framework.
  2. Porque os treinamentos são ministrados por Trainers experientes e qualificados que passam, conforme visto acima, por um rigoroso processo para obter a licença que os habilita a ministrar os treinamentos oficiais da Scrum.org.
  3. Porque o foco dos treinamentos da Scrum.org está em proporcionar um claro entendimento do framework Scrum e uma reflexão sobre os valores e princípios ágeis e não apenas preparar os participantes para obter êxito nos seus programas de certificação.
  4. Porque, muito embora o foco dos treinamentos da Scrum.org não esteja em preparar os participantes para certificação, todos que concluem os treinamentos estarão aptos e preparados para se submeter e passar na certificação relacionada ao treinamento.
  5. Porque todos que participam dos treinamentos oficiais da Scrum.org, recebem uma senha para se submeter a certificação relacionada ao treinamento.
  6. Porque todos que participam dos treinamentos oficiais da Scrum.org e não atinjam o percentual mínimo para passar de 85% (68 de 80 questões), tendo feito a primeira tentativa dentro de 14 dias a partir do término do treinamento, receberão automaticamente da Scrum.org, uma segunda tentativa, sem qualquer custo adicional.
  7. Porque todos os participantes dos treinamentos oficiais da Scrum.org que desejam demonstrar um conhecimento mais avançado, ganham 40% de desconto nas certificações de nível II relacionada ao treinamento, como é o caso da PSM e da PSPO.

Por que eu deveria optar pelas certificações da Scrum.org?

  1. Porque para se submeter as certificações da Scrum.org não é necessário nada além do que pagar o valor da certificação, ter acesso a internet e conhecer minimamente os assuntos abordados pelo exame.
  2. Porque há um consenso na comunidade de que as certificações da Scrum.org são mais complexas e melhor elaboradas que as demais certificações.
  3. Porque, em sendo mais complexas, será necessário um aprofundamento nos estudos para obter êxito no exame, com isso, você se sentirá mais confiante quando o assunto for Scrum.
  4. Porque, por ser uma certificação mais complexa, muito provavelmente ela demonstrará que você tem um bom conhecimento sobre o assunto relacionado a certificação.
  5. Porque, como as certificações são em inglês, elas demonstrarão, minimamente, que você possui um nível intermediário no idioma.
  6. Porque a Scrum.org não exige nenhuma taxa para manter suas certificações, diferentemente da maioria das organizações que, de tempos em tempos, cobram de 100 a 250 dólares para manter ativa as certificações emitidas.
  7. Porque cada vez mais é crescente a busca por profissionais certificados pela Scrum.org. (imagem abaixo)
Screen Shot 2017-10-31 at 02.24.03

Pesquisa feita no Google Trends em 31/10/2017

Uma boa notícia para os inscritos na newsletter do blog

Como os que me acompanham aqui no blog sabem, que sou um entusiasta da Scrum.org e sempre que posso escrevo alguma coisa sobre as suas certificações e etc…  com o intuito de celebrar esta parceria, realizaremos o treinamento Professional Scrum Master™ nos dias 29 e 30/11, no Hotel Transamerica em São Paulo e, para todos aqueles que estiverem inscritos na newsletter do blog, será concedido um desconto especial para participar deste treinamento, para isto basta preencher o formulário abaixo.

Mais informações:

Professional Scrum Master™ – Scrum.org (São Paulo – 29 e 30/11)

Em caso de dúvidas, não hesitem em me escrever!

Saudações. Ψ


Disclaimer

Os pontos de vista levantados neste post, tratam-se da opinião particular do autor. Sob nenhuma hipótese a intenção do autor é minorar a importância e a relevância dos treinamentos e certificações existentes ministrados e mantidas por outras organizações, que não a Scrum.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: